Governo paralisa aulas em todo o Estado
O governador Roberto Requião anunciou ontem a tarde a suspensão temporária das aulas em toda a rede estadual de ensino, como medida de prevenção à Gripe A. São 1,4 milhão de alunos das escolas de ensino fundamental e médio e 90 mil estudantes de faculdades e universidades mantidas pelo Estado. Eles retornam em 10 de agosto.
O mesmo deve acontecer com as 1.960 escolas particulares no Paraná, que foram orientadas ontem pelo Sinepe-PR (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino) a suspender as aulas até o dia 10. A medida pode atingir até 530 mil alunos, sendo 330 mil da educação básica e 200 mil do ensino superior privado do Estado.
A suspensão, de acordo com médicos, não surte o efeito desejado, já que existem vários locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão do vírus H1N1, como transporte público, cinemas, teatros e shoppings. Como não há garantia que as crianças sem aula fiquem em casa até o retorno, a conclusão é que elas poderiam se contaminar nesses ambientes.
E para aumentar a prevenção, o Governo distribui em todo o Estado o panfleto explicando como a população deve se precaver da doença. As principais recomendações são para que quando tossir cubra o nariz e a boca com um lenço de papel que, em seguida, ser jogado no lixo; que lave as mãos com freqüência com água e sabão; quando for ao médico utilize máscaras cirúrgicas para proteger os demais; não compartilhe talheres, copos, pratos, toalhas e objetos de uso pessoal e não use medicamentos sem orientação.