
Da assessoria de imprensa
Prefeitura Municipal
Mais uma vez as escolas municipais abriram suas portas para receber os agentes da dengue da secretaria da Saúde. Porém desta vez, com reforço das secretarias da Ação Social e Educação e Cultura. Essa semana está em realização a campanha "Volta as aulas sem Dengue", que tem como objetivo relembrar os estudantes da importância de controlar o mosquito Aedes aegypti e evitar que a doença atinja a população.
No pátio da escola os parceiros reforçam os cuidados que devem ser tomados para que o mosquito não se procrie e solicitam que os alunos continuem o trabalho de agente mirins da dengue que foi iniciado em 2007.
A assessora pedagógica, Marciana Olimpio, disse aos alunos que eles têm a responsabilidade de ajudar o município e precisam estar atentos. "Com os agentes mirins conseguimos um ótimo resultado e a missão não é só cuidar da água parada em casa, mas no vizinho, nos amigos e parentes também".
A secretária da Ação Social, Luciane D’Alécio, também está participando das visitas. Pelas escolas lembra os agentes mirins da dengue que a experiência implantada com eles é referência e foi apresentada em evento nacional que aconteceu em Brasília. "As crianças levam essa questão muito a sério e com isso esperamos atingir os adultos que muitas vezes esquecem das suas obrigações. O controle da doença é resultado desse trabalho conjunto com as escolas", pontua.
No trabalho em realização, os alunos dos projetos sociais também estão levando uma mensagem de esclarecimento e pedido de cooperação. Através das aulas de música, os atendidos produziram diversas paródias. Acompanhados da professora, Daniela Rodrigues, as produções estão sendo apresentadas nas escolas.
Conforme aponta a agente da dengue, Ivanildes Ferreira da Silva, se cada um colaborar medidas como arrastão podem ser minimizadas. "Os ubiratanenses devem fazer os arrastões dentro de suas casas. A regra básica é não deixar a água parada e vale lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver por mais de um ano, então temos que estar sempre espertos porque, infelizmente a dengue pode até matar", alerta.
A atividade faz parte do calendário de ações programadas junto a secretaria do Estado da Saúde que já realizou trabalho no início do ano, no Dia Estadual de mobilização contra a dengue e no carnaval.