Edição 2009 da festa começa a sair do papel em Juranda

domingo, 5 de abril de 2009

Da redação
Patrícia Diniz

A festa agropecuária de Juranda – Expojur 2009 – só será realizada em julho, mas a comissão responsável pela organização do evento inicia na próxima semana a montar o cronograma de trabalho. A festa, promovida num terreno nas imediações da Coamo, se constituiu nos últimos anos uma das mais visitadas da região e com excelente participação de expositores.
De acordo com o coordenador geral da comissão, Valdir Pio da Costa, o Neguinho, o primeiro passo será o de escolher a diretoria. O presidente da festa, segundo Pio da Costa, será o mesmo do ano passado, Antônio Demeneck. "Com a união de toda a equipe, ano passado foi uma grande festa", avaliou o coordenador, frisando que a edição deste ano tem tudo para ser ainda melhor que a de 2008.
A Expojur deve envolver na sua organização mais de 50 pessoas. A reunião, provavelmente dia 10, irá definir as pessoas que ficarão responsáveis pelos setores da festa como venda dos espaços para expositores, agenda de shows, rodeio, marketing e divulgação. "Esse trabalho precisamos fazer com 90 dias de antecedência para que tudo saia de acordo com o planejamento", acrescentou Valdir Pio da Costa.
Para o incremento da festa, a coordenação pretende buscar recursos do Ministério do Turismo. Em 2008 a tentativa foi frustrada por ter sido ano político. Pio da Costa explicou que caso a comissão consiga o objetivo nessa pasta do Governo Federal, a Expojur poderá trazer shows de artistas famosos, o que dará um brilho ainda maior ao evento.
A realização da quarta edição nas imediações da Coamo consolida de vez o local como palco da festa. Antes da Expojur, os eventos similares eram promovidos no Estádio Municipal. Hoje, o antigo palco não comportaria a estrutura da festa agropecuária. "Hoje o estádio não comportaria mais a estrutura da Expojur, porque a festa cresceu muito nos últimos anos", afirmou Valdir Pio da Costa.
Para sair do local onde vem sendo realizada só mesmo com a construção de um centro de eventos, o que poderá sair do papel ainda na gestão da prefeita Leila Miotto Amadei.