Patrícia Diniz
Folha Regional
A Campanha da Fraternidade deste ano suscitou pelo legislativo de Juranda um debate sobre segurança pública. A proposta foi apresentada pelo presidente da Casa, vereador José Molina Netto (PT), que convocou uma audiência pública para o dia 22, das 8h às 12h na Câmara Municipal.
Ao apresentar a proposta, Netto cobrou do Executivo Municipal a constituição dos membros do Conselho de Segurança e emendou sobre o problema da violência no Brasil e no município. Segundo o presidente do legislativo, o tema tem sido alvo de muita discussão, tanto que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) adotou este ano como tema da Campanha da Fraternidade.
“Diante do problema, nada mais oportuno que a Câmara de Juranda, que é o plenário das grandes questões que envolvem a população do município, convocar uma audiência pública com lideranças e autoridades do município”, conclamou Molina, frisando que o evento deve envolver o Poder Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público, polícias, Conselho de Segurança, escolas, igrejas, Associação Comercial, associações de bairros e de classes e sindicatos.
A meta da audiência pública é encontrar uma dinâmica capaz de diagnosticar a violência e os problemas da área de segurança pública e propor soluções de médio e longo prazo.