Campanha da Fraternidade enfoca a vida

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Anualmente, nesta época, a Igreja Católica divulga o tema da Campanha da Fraternidade, instituída pela Conferência dos Bispos no Brasil (CNBB). O tema deste ano é “Fraternidade e defesa da vida”. O lema é “Escolhe, pois, a vida”. Segundo a Igreja, o assunto mobiliza os fiéis em função das ameaças e agressões constantes à vida percebidas pela sociedade nos últimos tempos. A campanha será oficialmente aberta na quarta-feira de cinzas.
O propósito da campanha é mostrar que são várias as ameaças que serão lembradas durante a quaresma, como a pobreza e a falta de políticas sociais adequadas à violência e o crime organizado, a degradação ambiental, a contaminação e poluição das águas e do ar e as políticas econômicas irresponsáveis, além do aborto.

O lema
A Igreja explica que o lema “Escolhe, pois, a vida” (Dt 31,19b) – é tomado do livro do Deuteronômio. O povo hebreu, beneficiado pela ação libertadora e salvadora do Deus da vida, é colocado por Moisés diante da grave alternativa: escolher a vida e um futuro esperançoso para si e seus descendentes, permanecendo fiel aos mandamentos de Deus, ou escolher a morte, andando por caminhos de idolatria e servindo a “deuses” fabricados para a própria conveniência.
Nos últimos anos, a vida tem sido tema freqüente nas campanhas da fraternidade como em 2001 com o lema Vida sim, drogas Não; 2003, com Vida, dignidade e esperança; 2004, Água, fonte da vida e no ano passado com Vida e missão neste chão. Para o ano que vem, 2009, o tema será segurança pública.