da Estação do Ofício, que oferece cursos diversos. Com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), foram adquiridos computadores novos que estarão á disposição das crianças e adolescentes assistidos por programas sociais. Também estão programados cursos de Costura, Pintura e Artesanato, em parceria com a Pastoral da Criança. A estação do Ofício é uma atividade da Secretaria Municipal de Ação Social.
ESTAÇÃO DO OFÍCIO EM CAMPINA DA LAGOA
sexta-feira, 7 de março de 2008
Em Campina da Lagoa está sendo programada a reabertura
da Estação do Ofício, que oferece cursos diversos. Com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), foram adquiridos computadores novos que estarão á disposição das crianças e adolescentes assistidos por programas sociais. Também estão programados cursos de Costura, Pintura e Artesanato, em parceria com a Pastoral da Criança. A estação do Ofício é uma atividade da Secretaria Municipal de Ação Social.
da Estação do Ofício, que oferece cursos diversos. Com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), foram adquiridos computadores novos que estarão á disposição das crianças e adolescentes assistidos por programas sociais. Também estão programados cursos de Costura, Pintura e Artesanato, em parceria com a Pastoral da Criança. A estação do Ofício é uma atividade da Secretaria Municipal de Ação Social.
PTB reúne partidos e discute pré-candidaturas
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) realizou uma reunião na quarta-feira da semana passada para discutir as eleições 2008. Na oportunidade representantes de diversos partidos estiveram presentes. Entre outros assuntos, os participantes discutiram sobre pré-candidaturas e também sobre a possibilidade de uma ampla coligação com partidos de oposição à atual administração, conduzida pelo PPS. O presidente do PTB e pré-candidato a prefeito de Ubiratã, Antonio Menezes, destaca que a reunião foi um passo importante para discutir as pretensões de cada partido que pode vir a somar no futuro. A maioria das lideranças considera v
iável a pré-candidatura de Menezes e os partidos discutiram a possibilidade de definir, inclusive, o pré-candidato a vice-prefeito. “O PTB está aberto às discussões para formarmos a aliança necessária. Nós temos um projeto que contempla o desenvolvimento do município e vemos que há muitos partidos com a intenção de somar neste propósito”, destaca Menezes.
Antonio Menezes, pré-candidato a prefeito de Ubiratã
iável a pré-candidatura de Menezes e os partidos discutiram a possibilidade de definir, inclusive, o pré-candidato a vice-prefeito. “O PTB está aberto às discussões para formarmos a aliança necessária. Nós temos um projeto que contempla o desenvolvimento do município e vemos que há muitos partidos com a intenção de somar neste propósito”, destaca Menezes.Antonio Menezes, pré-candidato a prefeito de Ubiratã
Rádio Difusora estréia nova programação no dia 8
O próximo sábado, dia 8, será um marco histórico para Ubiratã. A Rádio Difusora vai estrear a sua nova programação bem como será apresentada a nova diretoria, tendo como sócia-proprietária Inês de Paula e na direção o radialista Miguel Dias. O ato que marcará estes acontecimentos ocorrerá a partir das 10h e reunirá autoridades locais e regionais. A estrutura da emissora também passou por uma reformulação para se adequar às mudanças.
A empresária e advogada Inês de Paula, que nasceu em Ubiratã, assumiu a Rádio Difusora há 30 dias. Em entrevista à Folha ela destacou que seu objetivo é colocar à disposição da população uma programação voltada ao atendimento nas causas que interessam à comunidade. Anteriormente a emissora era dirigida por Isolindo Novaes.

Miguel Dias e Inês de Paula: nova programação a partir de Sábado
A empresária e advogada Inês de Paula, que nasceu em Ubiratã, assumiu a Rádio Difusora há 30 dias. Em entrevista à Folha ela destacou que seu objetivo é colocar à disposição da população uma programação voltada ao atendimento nas causas que interessam à comunidade. Anteriormente a emissora era dirigida por Isolindo Novaes.

Miguel Dias e Inês de Paula: nova programação a partir de Sábado
FUTEBOL SUÍÇO
São João sedia Copa José Rico Zumm
A comunidade São João vai realizar no próximo domingo, dia 9, a terceira edição da Copa José Rico Zumm de Futebol Suíço Senior. O evento terá a presença do cantor sertanejo José Rico, da dupla Milionário e José Rico.
A programação será aberta às 8h com o início da prova com trilheiros que farão percurso por trilhas no interior da comunidade. Às 9h começará o torneio com a participação de 16 equipes da região. Às 11h está programada abertura oficial com a presença de autoridades locais, regionais e o cantor José Rico. Depois haverá almoço e outras atividades.
A premiação para o torneio será para as quatro melhores equipes, com dinheiro e medalhas.

José Rico vai estar em Ubiratã para prestigiar a competição que leva seu nome
A comunidade São João vai realizar no próximo domingo, dia 9, a terceira edição da Copa José Rico Zumm de Futebol Suíço Senior. O evento terá a presença do cantor sertanejo José Rico, da dupla Milionário e José Rico.
A programação será aberta às 8h com o início da prova com trilheiros que farão percurso por trilhas no interior da comunidade. Às 9h começará o torneio com a participação de 16 equipes da região. Às 11h está programada abertura oficial com a presença de autoridades locais, regionais e o cantor José Rico. Depois haverá almoço e outras atividades.
A premiação para o torneio será para as quatro melhores equipes, com dinheiro e medalhas.

José Rico vai estar em Ubiratã para prestigiar a competição que leva seu nome
TURISMO
London Tur divulga serviços em coquetel
Adriano Freitas Correia, proprietário da London Tur
Na noite da última sexta-feira, dia 29, a agência London Tur promoveu um importante encontro na sede do Lions Club. Integrantes do clube de serviço puderam conhecer os serviços prestados pela London Tur no Brasil e no exterior. O empresário Adriano Correia também destacou os objetivos da empresa, aberta há cinco meses. Segundo ele a equipe da London Tur trabalha para concretizar o sonho da viagem ao exterior, mas se preocupa também com o atendimento às pessoas e grupos que querem viajar pelo interior do nosso país.
O encontro realizado no Lions faz parte de uma série que a London Tur vem promovendo desde o final do ano passado. Na oportunidade os participantes também têm a oportunidade de conhecer a equipe de colaboradores da agência.
SERVIÇOS
A London Tur atende Ubiratã e região com venda de passagens aéreas e financiamentos. A empresa também organiza viagens nacionais e internacionais, além de cruzeiros. Para obter mais informações basta ligar para (44) 3543-5947.
O encontro realizado no Lions faz parte de uma série que a London Tur vem promovendo desde o final do ano passado. Na oportunidade os participantes também têm a oportunidade de conhecer a equipe de colaboradores da agência.
SERVIÇOS
A London Tur atende Ubiratã e região com venda de passagens aéreas e financiamentos. A empresa também organiza viagens nacionais e internacionais, além de cruzeiros. Para obter mais informações basta ligar para (44) 3543-5947.
Encontro foi realizado na sede do Lions Club
TRUCO
Campeonato Formando Cidadão acontece em abril
O tradicional Campeonato de Truco do Projeto Formando Cidadão já tem data marcada para acontecer em Ubiratã. A iniciativa solidária, que envolve empresas de Ubiratã e dezenas de voluntários, acontecerá nos dias 11 e 25 de abril, na sede do Lions Club. No dia 11 será realizada a etapa classificatória e no dia 25 a grande final. As inscrições já podem ser feitas com as seguintes pessoas: José Carlos Marques, Alberto, Haroldo, Giovanni, Fábio Ebuti, Claudemir Cicliato, Devanir Fachi, Beraldo, Juce, Adinaldo, Cézar, Ronaldo (Coagru), João Carvalho, Chico da Gráfica, Jairão, Ximenes e Wanderley.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3543-2630 (Haroldo), 3543-5346(José Carlos), e 3543-4014 (Adinaldo).
O tradicional Campeonato de Truco do Projeto Formando Cidadão já tem data marcada para acontecer em Ubiratã. A iniciativa solidária, que envolve empresas de Ubiratã e dezenas de voluntários, acontecerá nos dias 11 e 25 de abril, na sede do Lions Club. No dia 11 será realizada a etapa classificatória e no dia 25 a grande final. As inscrições já podem ser feitas com as seguintes pessoas: José Carlos Marques, Alberto, Haroldo, Giovanni, Fábio Ebuti, Claudemir Cicliato, Devanir Fachi, Beraldo, Juce, Adinaldo, Cézar, Ronaldo (Coagru), João Carvalho, Chico da Gráfica, Jairão, Ximenes e Wanderley.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3543-2630 (Haroldo), 3543-5346(José Carlos), e 3543-4014 (Adinaldo).
No ano passado a competição reuniu um grande número de participantes.
BOLETIM ACEU
Ubiratã terá treinamento de oratória e liderança
Nos dias 31 de março e 1º, 2 e 3 de abril a Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU) sediará um importante evento. Trata-se de um curso de oratória e liderança que trará para Ubiratã um palestrante renomado para abordar o tema para empresários e lideranças empresariais. O treinamento será ministrado por Demetrio Ribeiro.
A ACEU informa que as vagas são limitadas. O treinamento terá uma carga horária de 16 horas e estão sendo formadas duas turmas com o mínimo de 25 e o máximo de 33 participantes. O treinamento ocorrerá à tarde e à noite, na própria ACEU.
Mais informações sobre o treinamento bem como reserva de vagas basta entrar em contato com a ACEU pelo telefone 3543-1135.
CONTEÚDO PROGAMÁTICO: - A importância da palavra; - A história da arte oratória; - As ferramentas de um bom orador; - Ninguém dá o que não tem; - Como lidar com a emoção; - O improviso encanta a emociona; - O patrimônio dos grandes oradores; - O poder e a força de um líder
Nos dias 31 de março e 1º, 2 e 3 de abril a Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU) sediará um importante evento. Trata-se de um curso de oratória e liderança que trará para Ubiratã um palestrante renomado para abordar o tema para empresários e lideranças empresariais. O treinamento será ministrado por Demetrio Ribeiro.A ACEU informa que as vagas são limitadas. O treinamento terá uma carga horária de 16 horas e estão sendo formadas duas turmas com o mínimo de 25 e o máximo de 33 participantes. O treinamento ocorrerá à tarde e à noite, na própria ACEU.
Mais informações sobre o treinamento bem como reserva de vagas basta entrar em contato com a ACEU pelo telefone 3543-1135.
CONTEÚDO PROGAMÁTICO: - A importância da palavra; - A história da arte oratória; - As ferramentas de um bom orador; - Ninguém dá o que não tem; - Como lidar com a emoção; - O improviso encanta a emociona; - O patrimônio dos grandes oradores; - O poder e a força de um líder
AGROINDUSTRIALIZAÇÃO
Campina da Lagoa busca parceria com Copacol
Visando atrair novos investimentos para a cidade, o prefeito de Campina da Lagoa, Celso Ferreira, esteve recentemente visitando o presidente da Copacol, em Cafelândia, Valter Pitol. A comitiva contava ainda com a participação do chefe de Gabinete Césinha; secretário de Desenvolvimento Econômico, Aramis e os vereadores Márcio Calderari e Jânio de Oliveira.
A visita teve o objetivo de apresentar a intenção do município em participar do mais novo projeto da cooperativa. Como a Copacol está construindo um abatedouro de peixes em Nova Aurora, o prefeito viu no projeto a oportunidade do município oferecer condições para a implantação de uma fábrica de ração.
Além disso, o prefeito levou a intenção do município em oferecer condições para que os produtores rurais do município também participem do sistema, instalando novos açudes com apoio da Prefeitura. O prefeito Celso Ferreira assegurou apoio às atividades da cooperativa.
Visando atrair novos investimentos para a cidade, o prefeito de Campina da Lagoa, Celso Ferreira, esteve recentemente visitando o presidente da Copacol, em Cafelândia, Valter Pitol. A comitiva contava ainda com a participação do chefe de Gabinete Césinha; secretário de Desenvolvimento Econômico, Aramis e os vereadores Márcio Calderari e Jânio de Oliveira.A visita teve o objetivo de apresentar a intenção do município em participar do mais novo projeto da cooperativa. Como a Copacol está construindo um abatedouro de peixes em Nova Aurora, o prefeito viu no projeto a oportunidade do município oferecer condições para a implantação de uma fábrica de ração.
Além disso, o prefeito levou a intenção do município em oferecer condições para que os produtores rurais do município também participem do sistema, instalando novos açudes com apoio da Prefeitura. O prefeito Celso Ferreira assegurou apoio às atividades da cooperativa.
REGIÃO METROPOLITANA
Inês de Paula discute planos prioritários para a região Oeste
A coordenadora da microrregião de Cascavel, Inês de Paula, participou em
Curitiba, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), de
reunião sobre estudos estratégicos para a gestão, desenvolvimento e
gerenciamento dos assuntos de interesse comum dos municípios. A reunião,
convocada pelo secretário Forte Netto, foi dirigida pela coordenadora
das Regiões Metropolitanas e Microrregiões do Paraná, Rajindra Kaur Sing.
Segundo Inês de Paula, na reunião foi definida a agenda de assuntos
prioritários, que estabelece a capacitação regionalizada de gestores
públicos (prefeitos, vereadores e funcionários municipais) e a
elaboração de termos de referência para implantação de planos e projetos
prioritários para as regiões metropolitanas e microrregiões paranaenses.
Durante o encontro foi avaliado um plano de desenvolvimento estratégico
de inserção do Paraná na Rede Logística Nacional e Subcontinental. Inês
de Paula informou que a região Oeste do Paraná será beneficiada, a médio
e longo prazo, por este plano quanto à ampliação da acessibilidade
regional ao centro-oeste brasileiro por meio de rodovias, ferrovias e
hidrovias.
Em curto prazo, segundo Inês, vai ser elaborado o Projeto Urbanístico do
Eixo Cascavel-Toledo-Guaíra, que tem como base estudos realizados pela
equipe técnica da Comic. “A microrregião de Cascavel está totalmente
envolvida neste processo que, com certeza, vai assegurar um salto de
qualidade ao atual sistema de logística e acessibilidade aos portos do
Oceano Pacífico, acelerando a integração do Paraná com outras regiões do
Brasil e de outros países”, disse a coordenadora.
Inês de Paula adiantou ainda que nas microrregiões de Cascavel e Foz do
Iguaçu será implantado projeto integrado e sustentável de desenvolvimento territorial, que abrange a macro economia (diversificação, agregação de valores e sustentabilidade nas áreas de produção de larga escala) e micro economia (segurança alimentar, pluriatividades e desenvolvimento turístico regional).
A Coordenação da Microrregião de Cascavel (Comic) faz parte da estrutura
da Sedu.
A coordenadora da microrregião de Cascavel, Inês de Paula, participou em
Curitiba, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), de
reunião sobre estudos estratégicos para a gestão, desenvolvimento e
gerenciamento dos assuntos de interesse comum dos municípios. A reunião,
convocada pelo secretário Forte Netto, foi dirigida pela coordenadora
das Regiões Metropolitanas e Microrregiões do Paraná, Rajindra Kaur Sing.
Segundo Inês de Paula, na reunião foi definida a agenda de assuntos
prioritários, que estabelece a capacitação regionalizada de gestores
públicos (prefeitos, vereadores e funcionários municipais) e a
elaboração de termos de referência para implantação de planos e projetos
prioritários para as regiões metropolitanas e microrregiões paranaenses.
Durante o encontro foi avaliado um plano de desenvolvimento estratégico
de inserção do Paraná na Rede Logística Nacional e Subcontinental. Inês
de Paula informou que a região Oeste do Paraná será beneficiada, a médio
e longo prazo, por este plano quanto à ampliação da acessibilidade
regional ao centro-oeste brasileiro por meio de rodovias, ferrovias e
hidrovias.
Em curto prazo, segundo Inês, vai ser elaborado o Projeto Urbanístico do
Eixo Cascavel-Toledo-Guaíra, que tem como base estudos realizados pela
equipe técnica da Comic. “A microrregião de Cascavel está totalmente
envolvida neste processo que, com certeza, vai assegurar um salto de
qualidade ao atual sistema de logística e acessibilidade aos portos do
Oceano Pacífico, acelerando a integração do Paraná com outras regiões do
Brasil e de outros países”, disse a coordenadora.
Inês de Paula adiantou ainda que nas microrregiões de Cascavel e Foz do
Iguaçu será implantado projeto integrado e sustentável de desenvolvimento territorial, que abrange a macro economia (diversificação, agregação de valores e sustentabilidade nas áreas de produção de larga escala) e micro economia (segurança alimentar, pluriatividades e desenvolvimento turístico regional).
A Coordenação da Microrregião de Cascavel (Comic) faz parte da estrutura
da Sedu.
Reunião realizada em Curitiba foi convocada pela SEDU
Jardim Paraíso recebe galerias pluviais
O Jardim Paraíso, em Campina da Lagoa, está ganhando quase 800 metros lineares de tubos. A melhoria só foi possível ser realizada pela parceria do município com a Sudersha (Superintendência Estadual de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos).
Além das galerias, o projeto envolve também o calçamento com pedras irregulares de algumas ruas da cidade. Já foram calçadas as ruas General Ozório, Maria Aparecida de Lima, Travessa Marina, Joaquim Carula, Salvador Ananias e Travessa XXVI de Julho.
A previsão é de que as obras sejam concluídas no final de abril.
Além das galerias, o projeto envolve também o calçamento com pedras irregulares de algumas ruas da cidade. Já foram calçadas as ruas General Ozório, Maria Aparecida de Lima, Travessa Marina, Joaquim Carula, Salvador Ananias e Travessa XXVI de Julho.
A previsão é de que as obras sejam concluídas no final de abril.
Obras de implantação das redes de galerias pluviais
Câmara de Ubiratã se reúne
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Foi realizada na última terça-feira, dia 26, mais uma sessão ordinária pela Câmara de Vereadores de Ubiratã. Todos os vereadores se fizeram presentes e diversas matérias foram discutidas. A sessão foi presidida pelo vereador Aparecido Paula da Silva.
PMDB lança pré-candidaturas de Sandra Trevilin e Sandra Petrica à prefeitura
Na última segunda-feira, dia 25, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Ubiratã realizou reunião com membros do seu diretório para discutir a sucessão municipal. Na oportunidade o partido decidiu pelo lançamento das pré-candidaturas à prefeita das vereadoras Sandra Trevilin e Sandra Petrica. Os correligionários defenderam uma participação mais efetiva do partido no processo eleitoral. Segundo o presidente da sigla, Vilmar Trevilin, o momento atual é favorável ao PMDB que tem plenas condições de ter candidatura própria à prefeitura. “Contamos com quatro vereadores e temos o governo do Estado que é do nosso partido. Para completar a maior parte dos recursos conseguidos para o município é com deputados do PMDB”, destacou Vilmar.
A reunião contou com as presenças dos vereadores Lauro Hryniewicz, Arnaldo Melo, Sandra Petrica e Sandra Trevilin, além do ex-prefeito Arnaldo Sucupira e de diversos ex-vereadores.
A reunião contou com as presenças dos vereadores Lauro Hryniewicz, Arnaldo Melo, Sandra Petrica e Sandra Trevilin, além do ex-prefeito Arnaldo Sucupira e de diversos ex-vereadores.
Vereadores de Juranda se reúnem em sessão ordinária
Na última segunda-feira, dia 25, a Câmara de Vereadores de Juranda realizou mais uma sessão ordinária, sob a presidência do vereador José Molina Netto. Nesta sessão, em que esteve ausente o vereador Wilson José de Souza, foram apresentados três requerimentos. O primeiro, nº. 005/2008, de autoria do Vereador José Molina Netto, requer envio de ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, solicitando o direito de uso com destinação de embarque e desembarque, para as empresas: Princesa do Ivaí, Viação Garcia e Kaiowa, no Terminal Rodoviário de Juranda. O segundo requerimento, nº. 006/2008, de autoria do Vereador Jair Grigato, requer o envio de ofício ao Executivo solicitando informações quanto à doação dos imóveis urbanos ao Estado do Paraná, conforme Lei Municipal nº. 403/98. Grigato também é autor de um outro requerimento, de nº. 007/2008, que solicita o envio de ofício ao Executivo solicitando informações quanto ao acordo judicial, com relação às dividas dos fornecedores do município.
Também foi feita a e leitura de ofícios encaminhados pelo Gabinete da Prefeita Leila Miotto Amadei que responde solicitações dos vereadores e aborda outros assuntos. Um deles, por exemplo, convida os vereadores para a Audiência Pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2007. Esta audiência está programada para o dia 29 de fevereiro, às 09h00, na própria Câmara.
Os vereadores voltam a se reuniu na próxima segunda-feira, a partir das 19h00.
Também foi feita a e leitura de ofícios encaminhados pelo Gabinete da Prefeita Leila Miotto Amadei que responde solicitações dos vereadores e aborda outros assuntos. Um deles, por exemplo, convida os vereadores para a Audiência Pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2007. Esta audiência está programada para o dia 29 de fevereiro, às 09h00, na própria Câmara.
Os vereadores voltam a se reuniu na próxima segunda-feira, a partir das 19h00.
ENTREVISTA
Vilmar Trevilin:
“O PMDB tem pré-candidatos a prefeito”
O agricultor e ex-vereador Vilmar Trevilin, é o nosso entrevistado da semana na série com os presidentes de partidos de Ubiratã. Formado em Administração de Empresas, Vilmar preside o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), tendo sido reeleito para o comando da sigla no final do ano passado. A exemplo dos presidentes que já foram ouvidos pela Folha, Vilmar faz uma síntese sobre o momento atual do partido e ainda tece comentários sobre as eleições municipais deste ano. Ele também avalia a administração municipal. Confira a entrevista:
Folha Regional – Como está o PMDB atualmente?
Vilmar Trevilin – O PMDB se encontra organizado, que se fortaleceu com inúmeras lideranças importantes que ingressaram no partido. Tivemos o ingresso de três vereadores e atualmente o partido conta com quatro representantes no Legislativo Municipal. Nosso partido está forte e contamos com 770 filiados.
Folha – O PMDB já discute a sucessão municipal? Qual a pretensão do partido a respeito desse assunto?
Vilmar – Nós estamos discutindo a pretensão do partido em ter candidatos mesmo porque o Diretório Estadual quer que o partido tenha candidato a prefeito. Temos apoio de vários deputados que estão somando conosco para que o PMDB esteja forte nas próximas eleições.
Folha – O partido já tem pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores?
Vilmar – Temos entre os filiados três nomes que já declararam ser pré-candidatos a prefeito. Estas três pessoas estão conscientes de que quem tiver a preferência em pesquisa de opinião pública será a candidato. Em relação à Câmara de Vereadores temos muitos nomes e acredito que deveremos até ter dificuldade na questão das vagas. Então, temos nomes sim para serem colocados à disposição. O PMDB também está aberto para fazer coligação.
Folha – O PMDB mantém a idéia de uma aliança com o PTB para disputar a prefeitura?
Vilmar – Como presidente vejo que o PMDB tem que ter candidato. A partir do início do período de formular as coligações veremos qual a melhor opção de aliança. Temos que seguir o que determina também o Diretório Estadual que definirá com quais partidos poderemos fazer coligação.
Folha – Por ter o governo do Estado o senhor acha que o momento é bom para o PMDB de Ubiratã?
Vilmar – Sem dúvida é um grande momento para o PMDB. Após as eleições municipais teremos o governador do partido por mais dois anos, no mínimo. O Paraná é um estado que tem suas finanças controladas. Também vemos que o PMDB em nível de Estado é muito forte. Em nível Federal vemos uma boa relação entre o PMDB e o governo Lula. Isso também é muito positivo.
Folha – Qual a análise que você faz da atual administração municipal?
Vilmar – O PMDB já comandou Ubiratã por várias gestões, sempre com uma posição muito forte. Vejo hoje a administração municipal recebendo muitos benefícios através de recursos que vêm a fundo perdido que lideranças trabalharam no passado para que isso fosse concretizado. É a colheita do que foi plantado no passado. A maior parte dos recursos viabilizados através das emendas propostas pelo deputado federal Frangão foi conseguida a partir de nossas reivindicações. Então, o PMDB tem participação decisiva na conquista destes recursos.
No mais, o julgamento do governo municipal deve ser feito pela população. Isso será feito nas próximas eleições.
Folha – O que o PMDB acha que pode ser feito para melhorar ao nosso município?
Vilmar – Temos hoje um importante trabalho de diversificação no município onde o PMDB foi pioneiro na implantação de pequenas indústrias. Na época em que fui vereador ajudamos o prefeito época, Arnaldo Sucupira, neste trabalho. Foi naquela época que lutamos para implantação de aviários no município e graças a essa luta foi efetivada a parceria entre a Coagru e a Copacol. O sonho do abatedouro começou a ser plantado naquela época e hoje vemos que Ubiratã começa a colher estes frutos.
Temos que ir mais longe. Os aviários favorecerem os médios e grandes produtores e precisamos buscar pequenas indústrias para favorecer os pequenos produtores. Vejo que infelizmente essa parte foi esquecida em Ubiratã.
“O PMDB tem pré-candidatos a prefeito”
O agricultor e ex-vereador Vilmar Trevilin, é o nosso entrevistado da semana na série com os presidentes de partidos de Ubiratã. Formado em Administração de Empresas, Vilmar preside o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), tendo sido reeleito para o comando da sigla no final do ano passado. A exemplo dos presidentes que já foram ouvidos pela Folha, Vilmar faz uma síntese sobre o momento atual do partido e ainda tece comentários sobre as eleições municipais deste ano. Ele também avalia a administração municipal. Confira a entrevista:Folha Regional – Como está o PMDB atualmente?
Vilmar Trevilin – O PMDB se encontra organizado, que se fortaleceu com inúmeras lideranças importantes que ingressaram no partido. Tivemos o ingresso de três vereadores e atualmente o partido conta com quatro representantes no Legislativo Municipal. Nosso partido está forte e contamos com 770 filiados.
Folha – O PMDB já discute a sucessão municipal? Qual a pretensão do partido a respeito desse assunto?
Vilmar – Nós estamos discutindo a pretensão do partido em ter candidatos mesmo porque o Diretório Estadual quer que o partido tenha candidato a prefeito. Temos apoio de vários deputados que estão somando conosco para que o PMDB esteja forte nas próximas eleições.
Folha – O partido já tem pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores?
Vilmar – Temos entre os filiados três nomes que já declararam ser pré-candidatos a prefeito. Estas três pessoas estão conscientes de que quem tiver a preferência em pesquisa de opinião pública será a candidato. Em relação à Câmara de Vereadores temos muitos nomes e acredito que deveremos até ter dificuldade na questão das vagas. Então, temos nomes sim para serem colocados à disposição. O PMDB também está aberto para fazer coligação.
Folha – O PMDB mantém a idéia de uma aliança com o PTB para disputar a prefeitura?
Vilmar – Como presidente vejo que o PMDB tem que ter candidato. A partir do início do período de formular as coligações veremos qual a melhor opção de aliança. Temos que seguir o que determina também o Diretório Estadual que definirá com quais partidos poderemos fazer coligação.
Folha – Por ter o governo do Estado o senhor acha que o momento é bom para o PMDB de Ubiratã?
Vilmar – Sem dúvida é um grande momento para o PMDB. Após as eleições municipais teremos o governador do partido por mais dois anos, no mínimo. O Paraná é um estado que tem suas finanças controladas. Também vemos que o PMDB em nível de Estado é muito forte. Em nível Federal vemos uma boa relação entre o PMDB e o governo Lula. Isso também é muito positivo.
Folha – Qual a análise que você faz da atual administração municipal?
Vilmar – O PMDB já comandou Ubiratã por várias gestões, sempre com uma posição muito forte. Vejo hoje a administração municipal recebendo muitos benefícios através de recursos que vêm a fundo perdido que lideranças trabalharam no passado para que isso fosse concretizado. É a colheita do que foi plantado no passado. A maior parte dos recursos viabilizados através das emendas propostas pelo deputado federal Frangão foi conseguida a partir de nossas reivindicações. Então, o PMDB tem participação decisiva na conquista destes recursos.
No mais, o julgamento do governo municipal deve ser feito pela população. Isso será feito nas próximas eleições.
Folha – O que o PMDB acha que pode ser feito para melhorar ao nosso município?
Vilmar – Temos hoje um importante trabalho de diversificação no município onde o PMDB foi pioneiro na implantação de pequenas indústrias. Na época em que fui vereador ajudamos o prefeito época, Arnaldo Sucupira, neste trabalho. Foi naquela época que lutamos para implantação de aviários no município e graças a essa luta foi efetivada a parceria entre a Coagru e a Copacol. O sonho do abatedouro começou a ser plantado naquela época e hoje vemos que Ubiratã começa a colher estes frutos.
Temos que ir mais longe. Os aviários favorecerem os médios e grandes produtores e precisamos buscar pequenas indústrias para favorecer os pequenos produtores. Vejo que infelizmente essa parte foi esquecida em Ubiratã.
Integrada faturou R$ 855 milhões em 2007
Um grupo de produtores de Ubiratã esteve participando da Assembléia Geral ordinária da Integrada Cooperativa Agroindustrial, realizada na última sexta-feira, em Londrina. Na oportunidade os associados da cooperativa discutiram vários assuntos e a diretoria apresentou o balanço financeiro do exercício de 2007 bem como as metas orçamentárias para 2008. O presidente da cooperativa, Carlos Murate, divulgou que a Integrada alcançou um faturamento na ordem de R$ 855 milhões em 2007. Segundo ele o aumento de 27% no faturamento da cooperativa reflete o bom momento vivido pelo agronegócio. A meta em 2008 é que o faturamento alcance R$ 902 milhões.
Com mais de 50 unidades no Paraná, a cooperativa apresentou esses números em sua Assembléia Geral para aprovação dos mais de cinco mil associados. Além do balanço financeiro, também mostrou seu trabalho de responsabilidade corporativa. A começar pela distribuição das sobras, que ultrapassa os seis milhões de reais. “Desse total, metade será destinado para investimentos. A outra parte é devolvida aos associados conforme a movimentação na cooperativa”, explica o superintende da cooperativa, Jorge Hashimoto.
Apesar do otimismo que impera no agronegócio neste ano, o presidente da Ocepar, que participou da Assembléia da Integrada, pediu prudência dos produtores para não caírem na tentação da euforia. “Em 2007 as 234 cooperativas do Paraná faturaram mais de R$ 18 bilhões. Apesar dos bons números e do momento favorável, ainda estamos nos recuperando dos últimos anos”, comentou João Paulo Koslovski.
Para o presidente da Ocepar, os números da Integrada e do sistema cooperativista do Paraná mostram como é importante distribuir a economia do Estado também para as pequenas cidades do interior, onde estão a grande maioria das cooperativas.
Na oportunidade o conselheiro de administração da gestão anterior, o ubiratanense Osmar João Bertoli enalteceu a importância do cooperativismo e agradeceu a confiança para realizar seu trabalho junto à Integrada. O grupo de Ubiratã esteve participando acompanhado do gerente da unidade da Integrada, Cláudio Nakashima.
Com mais de 50 unidades no Paraná, a cooperativa apresentou esses números em sua Assembléia Geral para aprovação dos mais de cinco mil associados. Além do balanço financeiro, também mostrou seu trabalho de responsabilidade corporativa. A começar pela distribuição das sobras, que ultrapassa os seis milhões de reais. “Desse total, metade será destinado para investimentos. A outra parte é devolvida aos associados conforme a movimentação na cooperativa”, explica o superintende da cooperativa, Jorge Hashimoto.
Apesar do otimismo que impera no agronegócio neste ano, o presidente da Ocepar, que participou da Assembléia da Integrada, pediu prudência dos produtores para não caírem na tentação da euforia. “Em 2007 as 234 cooperativas do Paraná faturaram mais de R$ 18 bilhões. Apesar dos bons números e do momento favorável, ainda estamos nos recuperando dos últimos anos”, comentou João Paulo Koslovski.
Para o presidente da Ocepar, os números da Integrada e do sistema cooperativista do Paraná mostram como é importante distribuir a economia do Estado também para as pequenas cidades do interior, onde estão a grande maioria das cooperativas.
Na oportunidade o conselheiro de administração da gestão anterior, o ubiratanense Osmar João Bertoli enalteceu a importância do cooperativismo e agradeceu a confiança para realizar seu trabalho junto à Integrada. O grupo de Ubiratã esteve participando acompanhado do gerente da unidade da Integrada, Cláudio Nakashima.
Assembléia da Integrada foi realizada na última sexta-feira, em Londrina
TRÁFICO
Polícia apreende maconha com dois rapazes
Contando com apoio da Polícia Militar do Destacamento de Campina da Lagoa, a Polícia Rodoviária de Ubiratã efetuou a apreensão de 16,8 quilos de maconha e 39 cartuchos de revólver calibre 38 que estavam sendo transportados em uma picape Fiat Fiorino, com placas de Blumenau-SC. A apreensão ocorreu na PR-239, em Campina da Lagoa. Vanderlei da Silva Werneck, de 20 anos é quem conduzia o carro e seu companheiro de viagem era Nilton César Batista, de 22 anos. Os dois foram presos e encaminhados à Delegacia de Ubiratã.

Vanderlei e Nilton foram presos pela Polícia Rodoviária
Contando com apoio da Polícia Militar do Destacamento de Campina da Lagoa, a Polícia Rodoviária de Ubiratã efetuou a apreensão de 16,8 quilos de maconha e 39 cartuchos de revólver calibre 38 que estavam sendo transportados em uma picape Fiat Fiorino, com placas de Blumenau-SC. A apreensão ocorreu na PR-239, em Campina da Lagoa. Vanderlei da Silva Werneck, de 20 anos é quem conduzia o carro e seu companheiro de viagem era Nilton César Batista, de 22 anos. Os dois foram presos e encaminhados à Delegacia de Ubiratã.

Vanderlei e Nilton foram presos pela Polícia Rodoviária
FUTEBOL SUÍÇO
São João prepara Copa José Rico Zumm
A comunidade São João já se prepara para a terceira edição da Copa José Rico Zumm de Futebol Suíço Senior. Será no dia 2 de março, com a presença do cantor sertanejo José Rico, da dupla Milionário e José Rico.
A programação será aberta às 8h com o início da prova com trilheiros que farão percurso por trilhas no interior da comunidade. Às 9h começará o torneio com a participação de 16 equipes da região. Às 11h está programada abertura oficial com a presença de autoridades locais, regionais e o cantor José Rico. Depois haverá almoço e outras atividades.
A premiação para o torneio será para as quatro melhores equipes, com dinheiro e medalhas.
A comunidade São João já se prepara para a terceira edição da Copa José Rico Zumm de Futebol Suíço Senior. Será no dia 2 de março, com a presença do cantor sertanejo José Rico, da dupla Milionário e José Rico.
A programação será aberta às 8h com o início da prova com trilheiros que farão percurso por trilhas no interior da comunidade. Às 9h começará o torneio com a participação de 16 equipes da região. Às 11h está programada abertura oficial com a presença de autoridades locais, regionais e o cantor José Rico. Depois haverá almoço e outras atividades.
A premiação para o torneio será para as quatro melhores equipes, com dinheiro e medalhas.
Grupos de Oração da RCC participam de curso de formação
Alguns integrantes da Renovação Carismática Católica (RCC), de Ubiratã, estiveram participando no último domingo, dia 24, de uma Oficina de Formação, na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em Juranda. O evento foi destinado ao Ministério de Pregação, com o tema “roteirização”. Fizeram-se presentes pregadores do Decanato de Ubiratã. O município foi representado pelos grupos de Oração Monte Tabor, Paulo Apóstolo e Resgatando Almas.
A programação contou atividades conduzidas por João de Souza Prates, coordenador geral do Ministério de Pregação na Diocese de Campo Mourão; Eldir de Souza Prates, coordenador diocesano do Ministério de Cura e Libertação; e Leidiane Rorato, integrante do Núcleo Estadual de Pregação do Paraná. Os mesmos conduziram a oficina durante todo o dia, com exemplificações e dinâmicas envolvendo os participantes, para que compreendessem a importância do uso das técnicas (no caso, roteiros e tempo), para ajudá-los em suas reuniões de oração.
A equipe de Ubiratã esteve acompanhada da coordenadora do Grupo de Jovens Resgatando Almas, Viviane Guerra. “Os participantes analisaram o evento como mais uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e estímulos, para que as reuniões de oração sejam cada vez mais organizadas e com maior unção, para levar as pessoas a compreender melhor as palavras de Deus”, destaca.
A programação contou atividades conduzidas por João de Souza Prates, coordenador geral do Ministério de Pregação na Diocese de Campo Mourão; Eldir de Souza Prates, coordenador diocesano do Ministério de Cura e Libertação; e Leidiane Rorato, integrante do Núcleo Estadual de Pregação do Paraná. Os mesmos conduziram a oficina durante todo o dia, com exemplificações e dinâmicas envolvendo os participantes, para que compreendessem a importância do uso das técnicas (no caso, roteiros e tempo), para ajudá-los em suas reuniões de oração.
A equipe de Ubiratã esteve acompanhada da coordenadora do Grupo de Jovens Resgatando Almas, Viviane Guerra. “Os participantes analisaram o evento como mais uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e estímulos, para que as reuniões de oração sejam cada vez mais organizadas e com maior unção, para levar as pessoas a compreender melhor as palavras de Deus”, destaca.
Encontro foi realizado em Juranda
Forte chuva causa alagamentos na Vila Recife
Uma forte chuva registrada no final da tarde de quarta-feira da se
mana passada assustou muitas famílias ubiratanenses, especialmente as que residem próximos ao córrego que corta a Vila Recife. Devido ao grande volume de água o córrego transbordou e acabou alagando diversas casas. Móveis e eletrodomésticos que estavam do lado de fora de uma das casas chegaram a ser arrastados pela água, causando prejuízos. Em outros casos famílias perderam roupas, calçados e alimentos. Sueli Gomes da Silva teve a casa invadida pela água. Ela disse que desde que mora na região não havia visto algo parecido. “Foi pouco tempo de chuva, mas suficiente para assustar a todos nós”, declarou ela ao lamentar a situação de vizinhos que tiveram perdas.
A água da chuva de boa parte da cidade deságua naquele riacho. Próximo ao Estádio Municipal existe uma grande cratera que já se formou por causa da enxurrada. Os moradores vivem constantemente sob risco e temem cada vez que o tempo se forma. Sueli Gomes disse que já procurou ajuda e na sua opinião a prefeitura deveria fazer alguma coisa para ajudar as famílias como alicerce das casas que estão próximas ao riacho, por exemplo. Outra melhoria que ela acha que pode ser feita é a colocação de tubos. “Alguma coisa tem que ser feita por nós aqui”, declarou.
Na segunda-feira de manhã a Folha manteve contato com a prefeitura e questionou sobre projetos para melhorias naquele bairro. A Assessoria de Imprensa informou que a prioridade no momento está sendo para investimentos com calçamento das ruas com pedras irregulares. Sobre o problema causado pela erosão, a informação é de que seriam elaborados projetos para buscar recursos para as melhorias necessárias.
mana passada assustou muitas famílias ubiratanenses, especialmente as que residem próximos ao córrego que corta a Vila Recife. Devido ao grande volume de água o córrego transbordou e acabou alagando diversas casas. Móveis e eletrodomésticos que estavam do lado de fora de uma das casas chegaram a ser arrastados pela água, causando prejuízos. Em outros casos famílias perderam roupas, calçados e alimentos. Sueli Gomes da Silva teve a casa invadida pela água. Ela disse que desde que mora na região não havia visto algo parecido. “Foi pouco tempo de chuva, mas suficiente para assustar a todos nós”, declarou ela ao lamentar a situação de vizinhos que tiveram perdas.A água da chuva de boa parte da cidade deságua naquele riacho. Próximo ao Estádio Municipal existe uma grande cratera que já se formou por causa da enxurrada. Os moradores vivem constantemente sob risco e temem cada vez que o tempo se forma. Sueli Gomes disse que já procurou ajuda e na sua opinião a prefeitura deveria fazer alguma coisa para ajudar as famílias como alicerce das casas que estão próximas ao riacho, por exemplo. Outra melhoria que ela acha que pode ser feita é a colocação de tubos. “Alguma coisa tem que ser feita por nós aqui”, declarou.
Na segunda-feira de manhã a Folha manteve contato com a prefeitura e questionou sobre projetos para melhorias naquele bairro. A Assessoria de Imprensa informou que a prioridade no momento está sendo para investimentos com calçamento das ruas com pedras irregulares. Sobre o problema causado pela erosão, a informação é de que seriam elaborados projetos para buscar recursos para as melhorias necessárias.
EDUCAÇÃO
Projeto Jornal na Escola inicia segunda edição em março
A partir de março o Jornal Folha Regional realizará a segunda edição do Projeto Jornal na Escola. A exemplo do ano passado, o jornal disponibilizará um espaço para publicar trabalhos dos estudantes e também atividades realizadas pelas escolas envolvidas. Para participar basta encaminhar os trabalhos para a redação do jornal. Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de primeira à quarta séries, que tiverem trabalhos publicados receberão certificado de Repórter Mirim. Os demais estudantes (do ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e dos programas de alfabetização) serão condecorados como Repórteres Colaboradores. A homenagem aos participantes ocorrerá no final do ano.
Neste ano, além de Ubiratã, o projeto envolverá a participação de escolas de Juranda e Campina da Lagoa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3543-5734.
A partir de março o Jornal Folha Regional realizará a segunda edição do Projeto Jornal na Escola. A exemplo do ano passado, o jornal disponibilizará um espaço para publicar trabalhos dos estudantes e também atividades realizadas pelas escolas envolvidas. Para participar basta encaminhar os trabalhos para a redação do jornal. Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de primeira à quarta séries, que tiverem trabalhos publicados receberão certificado de Repórter Mirim. Os demais estudantes (do ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e dos programas de alfabetização) serão condecorados como Repórteres Colaboradores. A homenagem aos participantes ocorrerá no final do ano.
Neste ano, além de Ubiratã, o projeto envolverá a participação de escolas de Juranda e Campina da Lagoa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3543-5734.
Assinar:
Postagens (Atom)

