Empretec reúne empresários de Ubiratã, Campina da Lagoa e Nova Aurora

sexta-feira, 5 de outubro de 2007


Numa iniciativa conjunta da Associação Comercial e Empresarial de Campina da Lagoa (Acicla) e Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae), foi realizado naquele município entre os dias 22 e 30 de setembro o Seminário Empretec. O evento contou com um total de 24 participantes. Além da cidade sede, empreendedores de Ubiratã e Nova Aurora estiveram participando do seminário, realizado no auditório do salão paroquial. O objetivo da programação foi estimular os participantes a conhecerem e fortalecerem suas características empreendedoras, como estratégia para a condução dos seus negócios, de forma competitiva.
O seminário teve como facilitadores os consultores Malon Vaz, Fernanda Noer e Paulo Eduardo Bernd Sanches. Durante os 9 dias de seminário foram realizadas diversas atividades. Paulo Eduardo destaca que o Empretec foi criado para que o empreendedor possa trazer resultado para sua vida. Ele ressalta que o comportamento é que conta na busca dos resultados. “Tudo o que existe é pelo que fizeram e não o que pensaram. Neste seminário a grande transformação vivenciada pelos participantes é o modo de ver o mundo e maneira de se verem também”, disse. Para ele o grupo que participou está comprometido e quer fazer a diferença. “Estabeleçam as metas e vão à luta”, aconselha.
O Empretec é um projeto executado pelo Sistema Sebrae, em parceria com o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e com a ABC/MRE - Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, que tem por objetivo identificar e aumentar o potencial empresarial.

PARTICIPANTES

O empreendedor Abraão Gentil da Silva, de Nova Aurora, disse que o seminário foi muito importante e que a partir de agora mudanças poderão ser implementadas em sua vida. Para Joaquim Carlos dos Reis, de Campina da Lagoa, o seminário despertou para o aperfeiçoamento de algumas características e também ensinou muito. “Descobri que com planejamento podemos trazer resultados para nossa vida pessoal e empresarial. É isso que vou fazer a partir de agora”, registra.
O empreendedor Daniel Garcia, de Ubiratã, avaliou que o seminário foi muito positivo para aperfeiçoar características já existentes e ajudar a fortalecer o potencial empresarial. “Estou disposto a fazer a diferença”, resume.

Antonio Menezes participa de encontro estadual do PTB


O pré-candidato a prefeito de Ubiratã, Antonio Menezes (Toninho do Povo), esteve participando do Encontro Estadual do PTB do Paraná, realizado em Londrina, no último sábado, dia 29. Mais de 700 pessoas participaram do evento que trouxe para o Paraná o presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson e que foi coordenado pelo presidente do Diretório Estadual do PTB do Paraná, deputado federal Alex Canziani. Na oportunidade foram discutidos os objetivos do PTB nas próximas eleições municipais de 2008.
O deputado federal Alex Canziani disse que o PTB espera dobrar o número de prefeitos paranaenses nas eleições de 2008, já que em 2004 elegeu 24. Canziani destacou que os diretórios municipais também estão se preparando e montando chapas fortes para as eleições proporcionais (vereadores).
Conforme Antonio Menezes este encontro foi muito importante e significativo para o PTB de Ubiratã que está ainda mais fortalecido. No mês passado o pré-candidato a prefeito esteve em Curitiba e garantiu com Alex Canziani o comando do partido no município. O vice-prefeito Orlando Vieira havia tentado assumir o PTB, mas não obteve êxito. “O PTB do Paraná, especialmente suas principais lideranças, como os deputados Alex Canziani e Fábio Camargo, entenderam a história de luta do partido em Ubiratã. Nosso partido continua forte e segue confiante para disputar as eleições em outubro do ano que vem”, declarou Antonio Menezes.

Presidente do PP de Ubiratã participa de encontro estadual

No dia 22 de setembro, o presidente do PP de Ubiratã, Décio Dias esteve presente na reunião de Lideranças do PP em Maringá. Estiveram reunidas mais de 600 pessoas, inclusive o presidente nacional do Partido, o senador e ex-ministro do Trabalho, Francisco Dornelles; o deputado Federal Ricardo Barros, atual presidente Estadual do PP no Paraná; o prefeito de Maringá, Silvio Barros; a deputada Estadual Cida Borghuetti; o deputado Estadual Duílio Genari e o ministro das Cidades, Márcio Fortes.
No encontro foram apresentadas aos presidentes dos partidos as diretrizes necessárias para a representação política do Partido Progressista nos municípios, entre elas a necessidade do fortalecimento do Partido e a sua estruturação, a criação e apoio ao funcionamento de entidade de estudos políticos, de fundamental importância para a atualização e formação de lideranças para a administração pública em todos os níveis e inclusive para o próximo pleito. Quanto a vereadores, o deputado Ricardo Barros informou que haverá aumento do número de cadeiras, voltando ao que era anteriormente. Ele ressaltou a importância da fidelidade partidária como um dos requisitos necessários como código de ética do Partido Progressista.
Décio Dias voltou animado com o apoio do presidente Ricardo Barros e com a sua disposição para contribuir com nosso município. Ele está estruturando o PP em Ubiratã, buscando novos companheiros e já está com 242 filiados.

Escola Cecília Meireles promoveu Semana Cultural


A Escola Estadual Cecília Meireles realizou nos dias 26, 27 e 28 de setembro a Semana Cultural. Na quarta-feira aconteceu uma palestra para os pais com o tema Família, proferida pelo Pe. Elias. Em seguida foi servido jantar aos pais. Na quinta-feira houve a exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos, com a orientação dos professores e na sexta-feira, os alunos mostraram seus dons e talentos artísticos realizando apresentações como danças, teatros e declamações de poesias. A diretora da Escola, professora Odete Pires, relata que ficou muito satisfeita com a programação. Ela parabeniza e agradece a todos os alunos, professores e funcionários pelo empenho, dedicação e amor com que realizaram os trabalhos e sucesso alcançado.

Polícia Rodoviária registra acidentes

Vários acidentes foram registrados pela Polícia Rodoviária de Ubiratã em rodovias da região, a maioria na BR-369. Na tarde do dia 29 houve o capotamento de um VW Kombi, de Novo Araçá, conduzido por Cleomar de Freitas, de 24 anos. Ele sofreu ferimentos leves.
Às 7h50 de segunda-feira houve uma colisão transversal envolvendo um GM Corsa, placas de Cascavel, conduzido por Everton Alexandre Pratas e um ônibus Scania, de São Bernardo do Campo, que era dirigido por Marco Antonio Monteiro. Em outro acidente se envolveram um Fiat Uno, placas de Mamborê, dirigido pó César Augusto Machado Miranda e o ônibus Volvo, de Cascavel, dirigido por Rafael Saturno Júnior. Não houve vítimas nesses acidentes.
Às 12h45 da última sexta-feira houve o tombamento de um caminhão trator Scania, placas de Manhuaçu-MG, dirigido por Geovani Morone. Às 19h45 do mesmo dia foi registrada uma colisão envolvendo um GM Classic, placas de Cascavel, conduzido por Eric Darci Alves de Lima e um caminhão Fiat Iveco, placas de Campo Mourão. Os motoristas sofreram ferimentos na colisão.

Apreensão

No final de semana A Policia Rodoviária apreendeu mercadorias contrabandeadas do Paraguai em um ônibus que fazia a linha Assunção/PY a Rio de Janeiro/RJ. As mercadorias estavam escondidas em 15 bolsas.

Polícia Civil descobre maconha escondida em mudança


No final do mês de agosto a Polícia Rodoviária acabou apreendendo um caminhão de mudanças, de Uberlândia-MG, que estava transportando 168, 278 quilos de maconha acondicionados em caixas que estavam misturadas á mudança. O motorista foi preso, sendo que a droga, o caminhão e a mudança foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. Ao vistoriar a mudança, nesta semana, os policiais tiveram uma surpresa. Uma grande quantidade de maconha estava escondida entre os móveis que estavam desmontados e embalados em caixas de papelão. A droga totalizou 100 quilos.
O dono do caminhão, que quando foi preso estava acompanhado do filho de 7 anos, declarou que foi contratado para levar a mudança de Santa Terezinha de Itaipu a Urberlândia e que receberia pelo serviço R$ 2.500,00. Ele disse que desconhecia o conteúdo das caixas no momento do carregamento e que outras pessoas efetuaram o carregamento da mudança.

A pedido da Câmara, deputado Douglas reivindica melhorias na PR-239

sábado, 1 de setembro de 2007




A situação precária da rodovia PR-239, que liga Campina da Lagoa à BR-369, já motivou pedido de melhorias feito pelo vereador Mozart em recente sessão da Câmara de Vereadores. Na semana passada o deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) apresentou indicação na Assembléia Legislativa para que o governo execute as melhorias. O pedido foi apresentado com base na solicitação da Câmara de Vereadores de Campina da Lagoa.

Projeto SICREDI Solidariedade é lançado em Campina da Lagoa

Desenvolvido em parceria pela SICREDI Vale do Piquiri e o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Campina da Lagoa, o projeto foi lançado na quarta-feira (22), no auditório do colégio Campina da Lagoa, com a participação de representantes da instituição, associados da SICREDI, empresários e convidados.
A solenidade foi aberta pela presidente da Associação Comercial e Industrial de Campina da Lagoa (ACICLA). "A participação dos empresários será fundamental para o sucesso do projeto no município”, disse Aparecida Maceno Batista.
O presidente da SICREDI Vale do Piquiri, Jaime Basso abordou o tema 'cooperativismo de crédito e desenvolvimento econômico-social', ressaltando a importância do engajamento da cooperativa na vida social da comunidade local. "Entre os objetivos da nossa permanência no município está o envolvimento com a sociedade, fomentando o desenvolvimento econômico", comentou.
A assinatura do convênio entre as instituições encerrou o evento, com o compromisso da participação dos presentes em auxiliar na divulgação do projeto. "Com o projeto, a SICREDI se tornou parceira número um, auxiliando na captação de recursos para o Lar dos Velhinhos", avaliou o presidente da instituição, João Pavesi.

Projeto

O projeto SICREDI Solidariedade é desenvolvido pela cooperativa em parceria com instituições associadas, tornando viável a manutenção das entidades parceiras, com contribuições mensais seguras por parte dos contribuintes.
Entre os objetivos do projeto estão auxiliar entidades filantrópicas com atuação na área da SICREDI Vale do Piquiri na captação de recursos, participação e interação junto à comunidade em prol das causas sociais.
O projeto é de responsabilidade das áreas de meios de pagamento e comunicação social da SICREDI. "A parceria é uma via de mão dupla. Cabe a SICREDI disponibilizar boletos bancários, sem valor especificado, e as entidades se responsabilizam pela distribuição dos boletos para contribuintes das mesmas", explicou o assessor de meios de pagamentos,
Alexandre Bittencout.
Os boletos para contribuição estão disponíveis na Unidade de Atendimento da SICREDI, em Campina da Lagoa, no Lar dos Velhinhos e empresas do município. "O sucesso do projeto dependerá do envolvimento da sociedade. Em nome da SICREDI quero pedir a participação de todos para melhorar, ainda mais, o trabalho desenvolvido pelo Lar dos Velhinhos”, disse o gerente da Unidade de Atendimento, Juliano Verengue.

Lar dos Velhinhos

O Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo foi criado em 01/08/1980, atende atualmente 29 idosos, com o auxílio de nove funcionários. O custo mensal para manutenção é de aproximadamente R$ 10 mil. Parte da receita chega com repasse de aposentadorias dos próprios idosos e outra parte vem através de contribuições e promoções feitas junto à comunidade.

Polícia Rodoviária apreende maconha em caminhão de mudanças


Durante operação de fiscalização na BR-369, policiais rodoviários do Posto de Ubiratã abordaram um caminhão de mudanças com placas de Urbelândia. Ao vistoriar a carga a polícia acabou encontrando várias caixas lacradas onde estavam escondidos 170 tabletes de maconha que totalizaram 198,278 quilos. O motorista, que estava acompanhado do filho de 7 anos, declarou que foi contratado para levar a mudança de Santa Terezinha de Itaipu a Urberlândia e que receberia pelo serviço R$ 2.500,00. Ele disse que desconhecia o conteúdo das caixas no momento do carregamento. Ele foi preso e seu filho encaminhado ao Conselho Tutelar.

CONTRABANDO
O transporte de contrabando em veículos de passeio está se tornando rotina na região e cada vez mais os motoristas demonstram ousadia. No último domingo, por exemplo, a Polícia Rodoviária interceptou um VW Saveiro, placas de Curitiba, conduzido por Ari José Martins. No carro estavam sendo transportados 11 mil maços e cigarro que foram comprados no Paraguai. Ao checar as informações do veículo a polícia descobriu que o carro possuía adulteração no documento.
Na semana passada em outra apreensão, a polícia acabou recuperando um veículo que havia sido roubado em Londrina.

Retiro de Cura Interior traz Padre Gilson Sobreiro a Ubiratã


Na próxima semana uma programação religiosa trará a Ubiratã o Padre Gilson Sobreiro, fundador da Fraternidade Missionária O Caminho. Ele participará do Retiro de Cura Interior, que será realizado nos dias 7, 8 e 9, com o tema “Nos braços do Pai”. A programação será aberta no dia 7, às 20h, com show no calçadão. Nos dias 8 e 9 a programação será iniciada às 7h com café da manhã no mini ginásio de esportes do Colégio Estadual Carlos Gomes. Também estará participando da programação, a Banda da Fraternidade Missionária O Caminho.
O padre Gilson Sobreiro fundou a Fraternidade Missionária O Caminho que é formada por leigos e consagrados, com trabalho voltado para os pobres. A casa mãe da fraternidade está na Paróquia São Miguel, localizada na zona leste em São Paulo. O religioso também é colaborador das obras evangelizadoras na Canção Nova.

Informações e inscrições
As inscrições para o retiro custam R$ 15,00 até 6 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes telefones: 3543-1456, 3543-4648, 3543-1728 e 3543-2065.

Prefeita de Juranda terá encontro com Presidente Lula

quinta-feira, 30 de agosto de 2007


A prefeita de Juranda, Leila Miotto Amadei (foto), se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva juntamente com outras prefeitas do Paraná. Nesta semana a assessoria do presidente entrou em contato com a prefeita comunicando do agendamento da audiência, no dia 5, provavelmente no Palácio do Planalto. A audiência prevê a participação ainda de ministros. Na oportunidade serão discutidos assuntos da pauta municipalista e também serão verificados os projetos do município de Juranda que tramitam no governo federal. A audiência com o presidente Lula foi possível após o encontro que o governador Requião manteve com as prefeitas do Paraná, no mês passado.