Polícia troca tiros com suspeitos de assalto a ônibus

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008


Em uma violenta troca de tiros ocorrida na madrugada de sábado, no interior de Ubiratã, a Polícia Militar acabou efetuando a prisão de um suspeito de praticar assalto a ônibus e recuperando dois veículos. Segundo o comandante da Polícia

Militar, sargento Márcio, no início da semana passada houve denúncia de que poderia haver roubo de ônibus na região. Com apoio de policiais do setor de inteligência e também da Rotam, foi realizada uma operação. Por volta de 1h de Sábado a polícia recebeu a informação de que dois veículos, um GM Astra e um GM Vectra tentaram parar um ônibus na BR 369, na região do trevo de acesso a Campina da Lagoa. “Diante desta informação os policiais se posicionaram em pontos estratégicos”, relata o sargento Márcio. Em bloqueio montado próximo a IV Centenário a polícia tentou abordar um Ford Versailles e houve troca de tiros sendo que naquela ocasião os elementos empreenderam fuga. Por volta das 4h30, em outro bloqueio montado na estrada Olinda, na região do distrito de Yolanda, uma moto e o Versailles trafegavam em alta velocidade não tendo acatado a ordem policial para parar. O relatório da PM diz que um dos acompanhantes do Versailles disparou tiros contra os policiais que revidaram vindo a atingir Silvio Francisco Pereira, que conduzia a motocicleta. Ele perdeu o controle e caiu. Mesmo ferido Silvio empreendeu fuga mas acabou preso. No local da queda a polícia encontrou um revólver calibre 38 com dois projéteis deflagrados. Após a troca de tiros os dois ocupantes do Versailles se evadiram.
Após a operação Silvio foi encaminhado ao hospital. Ele levou um tiro na perna esquerda, na altura da coxa. Até a tarde do último domingo ele esteve internado sendo conduzido posteriormente à cadeia pública. Ele será enquadrado nos crimes de porte ilegal de arma, formação de quadrilha e receptação.

Revólver calibre 38 que foi apreendido com Silvio

Roubo em Campina da Lagoa
À polícia Silvio disse que o veículo Versailles havia sido roubado na Quarta-feira em um sítio no interior de Campina da Lagoa. A informação foi confirmada e embora as vítimas não tivessem registrado a ocorrência, devido às ameaças que receberam, a polícia acabou descobrindo que na noite do roubo quatro elementos renderam a família sendo que dois saíram com o veículo e os outros ficaram na casa durante a noite mantendo a família em cárcere privado.
A polícia descobriu ainda que os seus comparsas estavam com uma pistola calibre 40, uma escopeta e um revolver calibre 38.











A moto e o Versailles apreendidos na operação.




Choque entre moto e camionete causa morte na BR-369



Choque entre moto e camionete causa morte na BR-369
Na madrugada da última sexta-feira, dia 26, um grave acidente foi registrado na BR-369, no trevo da Penha. Uma camioneta GM Blaser, placas de Cascavel, bateu na traseira de uma moto CG Titan, também de Cascavel. Com o impacto o condutor da moto foi arremessado sobre o veículo e depois sobre a pista de rolamento. Ele acabou morrendo. O curioso é que a camioneta seria dirigida pelo cunhado da vítima, segundo relato de testemunhas. O acidente aconteceu às 3h15 e tanto a moto como a camioneta se dirigiam para Cascavel. O impacto ocorreu quando a moto reduziu a velocidade por causa da lombada que há na rodovia. A vítima é Valdir Correia Barbosa, de 26 anos.

Idoso leva oito facadas em briga de bar

Após uma briga registrada por volta das 21h do último sábado, dia 26, em um bar na Avenida Brasil, um idoso acabou ferido com oito facadas. Juvenil Paulino Gomes, de 67 anos, teria se desentendido com Ivo Aparecido de Oliveira, de 38 anos, que seria o autor da agressão. A Polícia Militar foi chamada e acabou encontrando Juvenil agonizando próximo à rua. Ele foi conduzido a um hospital de Ubiratã e posteriormente para atendimento especializado em Campo Mourão. A maioria dos golpes atingiu o tórax e abdome do idoso.
Ivo foi preso logo depois da briga. Segundo Boletim de Ocorrência da Polícia Militar ele ainda portava a faca que teria sido usada na agressão a Juvenil.

DESTAQUE EMPRESARIAL

Ponto da Moda acredita e investe em Ubiratã

Com 8 anos de aniversário, tendo sido fundada em novembro de 1999, a Loja PONTO DA MODA é um exemplo de confiança em Ubiratã. O empreendimento é o nosso destaque empresarial da semana.
Conduzida pelos empresários Roberto Menezes Meirelles e Ivanete de Fátima Peixoto Meirelles a loja PONTO DA MODA está instalada na Avenida Yolanda Loureiro de Carvalho, 758, possuindo uma segunda loja na Rua Princesa Isabel, 921 (sala 2), que começou a funcionar em novembro de 2007. As atividades se iniciaram numa loja em Nova Cantu no ano de 1989 com o nome de Rebeca Modas.
A loja PONTO DA MODA gera 12 empregos e a valorização dos colaboradores é justamente uma das prioridades da empresa. Roberto Menezes Meirelles destaca que procura manter por maior tempo possível as pessoas contratadas e há uma preocupação constante com treinamentos. “Procuramos evitar demissões, temos baixíssima rotatividade, promovemos treinamentos, oferecemos salário compatível com a atividade, asseguramos respeito às leis trabalhistas e na nossa loja há companheirismo, respeito, evolução e aprimoramento econômico, social, educacional e cultural”, registra Roberto.

Responsabilidade Social
A loja Ponto da Moda pratica sua responsabilidade social em favor da comunidade. A empresa colabora com as mais variadas atividades sociais e comunitárias do município, como doação para entidades diversas e patrocínio a festas comunitárias. Uma ação importante foi o patrocínio de melhoria na pintura do Country Club que recentemente passou por reforma.

Ubiratã
Em relação a Ubiratã, o empresário destaca que sempre agradece a toda população pela acolhida à sua família e ao estabelecimento comercial, principalmente pelo prestígio que a população tem dado comprando na loja. Roberto disse acreditar que Ubiratã se tornará um pólo regional e terá um grande desenvolvimento em todas as áreas, beneficiando a toda população. “Para isso, na nossa opinião, a população toda deveria se unir em torno de objetivos únicos e não em interesses de pequenos grupos. Os empresários de Ubiratã têm demonstrado grande competência em suas atividades, possibilitando a toda população condições de compra na mesma proporção de grandes centros. Todos temos que colaborar para a melhoria da geração de empregos, segurança, saúde, educação, enfim, em todas as áreas”, destaca. Roberto estimula a população a comprar sempre no comércio local para promover a geração de emprego e renda. “Compre no comércio de Ubiratã, fazendo isso você gera empregos em sua cidade, melhora todos os aspectos do município, pois há a geração de impostos para a cidade”, pede.

Novos investimentos
Uma demonstração de confiança são os investimentos que os empresários estão concentrando para edificação do prédio que abrigará as futuras instalações da loja, na Avenida Yolanda Loureiro de Carvalho, esquina com a Rua Benjamim Constant. Além do espaço comercial, está projetada a construção de apartamentos. A estrutura também deverá abrigar outras atividades comerciais dos empresários. Roberto divulga que a primeira parte do empreendimento deverá estar concluída em abril ou maio.

ACIDENTE FATAL


Elivelton Aparecido da Silva, 14 anos, morreu em um acidente que ocorreu por volta das 19 horas de segunda-feira, na BR 369, próximo a Cascavel. Ele viajava em um Fiat Uno com a família. Outras quatro pessoas ficaram feridas, três delas gravemente, duas mulheres e uma menina, que foram conduzidas a hospitais de Cascavel. O motorista do veículo teve ferimentos leves e preferiu não ser deslocado para atendimento.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista possivelmente perdeu o controle do carro. O veículo capotou e caiu em uma valeta.

Confraternização esportiva envolve equipes de Ubiratã e Juranda



Um jogo amistoso de futebol suíço envolveu as equipes da Oficina Agrícola Santa Rosa, de Ubiratã e uma seleção de amigos da comunidade Santo Antônio, interior de Juranda. O jogo foi realizado no sítio Nossa Senhora Aparecida, culminando com uma janta de confraternização oferecida por Nei e Pedro. Moacir agradeceu a recepção dos jurandenses que prometeram outros encontros no futuro.

Juranda inicia construção de casas populares

Tiveram início em Juranda as obras para construção de 76 unidades habitacionais, viabilizadas através de parceria envolvendo a prefeitura, Companhia Habitacional do Paraná (Cohapar) e mutuários. As casas estão sendo edificadas em área ao lado do Conjunto Bandeirantes. Outras 76 unidades estão previstas para serem edificadas no município.

JURANDA CONTA COM PROGRAMA DE RECICLAGEM

No final do ano passado foi lançado em Juranda o “Programa da Coleta Seletiva” que estimula a reciclagem no município. Agentes ambientais recolhem materiais em residência e estabelecimentos comerciais.
O programa foi implantado com incentivo da prefeita Leila Miotto Amadei que estimulou os catadores de materiais recicláveis através da Secretaria da Agricultura, através do secretário Carlos Alberto Alves em trabalho conjunto com o tecnólogo Ambiental, Antonio José de Lima Junior.
Juranda conta com a Associação de Catadores de Recicláveis, a ACAREJUR, fundada em novembro de 2006.
Para incentivar ainda mais os trabalhadores, será construído um barracão para reciclagem. Outra forma de incentivo foi a doação de sete carrinhos para os trabalhadores. O benefício foi concedido pelo Instituto Corpore.

ASSALTO A RELOJOARIAS

Polícia divulga imagem de assaltante que agiu em Ubiratã e Assis


Polícia Civil divulgou, na tarde de sexta-feira passada, dia 25, a imagem de um suspeito de assaltar a Relojoaria Rubi, de Ubiratã e uma outra loja em Assis Chateaubriand. Emerson Sílvio Anastácio, de 31 anos, teria levado aproximadamente R$ 300 mil em jóias. “Ele já foi identificado pelas vítimas e vamos pedir sua prisão preventiva”, afirmou o delegado de Assis Chateaubriand, Roberto Luiz Camargo.
De acordo com Camargo, o circuito interno de câmeras da joalheria de Assis Chateaubriand mostrou nitidamente a ação de Anastácio. O delegado da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Alexandre Macorin, informou que o Departamento Penitenciário (Depen) forneceu fotos de pessoas que tivessem cometido assaltos a joalherias. “Conseguimos a foto de Anastácio e pudemos comparar com as imagens do circuito interno das joalherias”, informou Macorin. “A polícia está empenhada em prender o assaltante. Com a divulgação da imagem a polícia espera prender o acusado nos próximos dias”, completou.
Quem tiver alguma informação sobre o suspeito pode ligar para o telefone da delegacia de Assis Chateaubriand. O número é (44) 3528 4774. (Fonte: Agência Estadual)

CÂMARA DE CAMPINA DA LAGOA APROVA DOAÇÃO DE TERRENO PARA CONSTRUIR FÓRUM

Os vereadores de Campina da Lagoa interromperam o recesso para duas reuniões extraordinárias nesta semana. Em pauta o Projeto de Lei 001/2008 que autoriza o município a fazer a doação de uma área para construção do prédio do Fórum da Comarca.
As sessões, presididas pelo vereador Márcio Calderari e realizadas na segunda e na terça-feira, dias 28 e 29, contaram com a participação de oito dos nove vereadores. Apenas o vereador Alceu Manoel Gobbi esteve ausente. O projeto em questão foi aprovado por unanimidade.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO DE CAMPINA DA LAGOA APROVA REGIMENTO INTERNO


Na quinta-feira da semana passada, dia 24, os idosos do no Centro de Convivência Maria Botega aprovaram o estudo e o regimento da entidade. Na oportunidade os idosos discutiram vários assuntos com a participação da diretoria e conselho do idoso, além de representantes da Pastoral do Idoso; o secretário de Administração, Neto Bortolassi, que esteve representando o prefeito Celso Ferreira; o secretário de Ação Social, Devadir Ribeiro e a assistente social, Sandra Mara Klass.
A reunião foi de grande proveito, pois quase todos os participante do centro de convivência se fizeram presentes.

NOVA AURORA REPOVOA RIO MELISSA

A administração municipal de Nova Aurora, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e Cooperativa Copacol, promoveram na semana passada a soltura de peixes no Rio Melissa.
Além dos representantes dos órgãos parceiros, o ato foi acompanhado por vereadores, professores e diretores de escolas municipais e estaduais, secretários e diretores de Departamento e ainda pela comunidade em geral.
Cerca de 20 mil peixes de espécies nativas, como acará, lambari, piracanjuba, curimba e pacu foram soltos no rio.
Uma parte dos alevinos foi solta acima da ponte que liga o município de Nova Aurora a Corbélia. Já a outra parte do cardume foi solta abaixo da usina da Melissa.
De acordo com o prefeito Pedro Leandro Neto, esta é uma ação que mostra a preocupação com a preservação do Meio Ambiente, tendo em vista que a Mata Ciliar já vem sendo trabalhada em todo o município, e o Melissa é um dos rios do município com maior área de reflorestamento no momento. A recuperação da Mata Ciliar está sendo incentivada com apoio da Emater/PR.

FRIGORÍFICO DE PEIXES


Estão em andamento em Nova Aurora as obras para construção do frigorífico de peixes, uma iniciativa da Copacol. Nos mesmos moldes da integração avícola, o projeto de piscicultura tem o objetivo de fortalecer o processo de diversificação das propriedades e de oportunizar uma nova alternativa de renda aos associados. Este será o primeiro sistema integrado de peixes do país.

Atleta de Juranda se destaca na região

sexta-feira, 16 de novembro de 2007


O atleta Luiz Ornóbio esteve representando Juranda recentemente na 6ª Meia Maratona de Toledo com percurso de 21 quilômetros. Ele terminou a prova na quinta colocação da Categoria Veterano, de 35 a 39 anos. Luiz Ornóbio, que trabalha na zona rural do município, tem sido exemplo de determinação conquistando para Juranda importantes premiações, sendo apontado um dos atletas de destaque na região.
Em outubro ele participou de diversas provas sempre com excelentes resultados. Foi campeão da “3ª Prova Francisco de Assis” realizada em Umuarama, na categoria Veterano A. Em Francisco Alves também sagrou-se campeão e foi terceiro lugar em Cianorte, além de campeão na 2ª Prova Rústica de Iporã. O atleta tem recebido o apoio da Prefeitura e é incentivado pela prefeita Leila Amadei que no ano passado foi em Toledo acompanhar uma de suas provas. “Quero agradecer a Prefeita Leila pela oportunidade que me tem dado de poder participar de quase todas as provas no Paraná, sempre incentivando e me apoiando”, diz.

Integrada promove curso sobre aquecedor solar feito com recicláveis

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Recentemente a Integrada Cooperativa Agroindustrial promoveu em parceria com o Lions Club um importante curso que ensinou a fabricação de aquecedor solar feito a partir de materiais recicláveis. O curso foi uma das atividades do Projeto de Coleta Seletiva que a cooperativa vem desenvolvendo e que visa ampliar a conscientização sobre a importância de reciclar. Os 36 participantes do curso tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar o aquecedor feito com garrafas pet e também caixas de leite longa vida. O instrutor foi o professor Maxwel, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que também foi um dos parceiros do curso. Foi mostrado aos participantes a viabilidade do equipamento que pode gerar uma economia de até 30% numa residência de 4 pessoas.
O curso envolveu estudantes, representantes do Lions e Rotary Club, colaboradores da Integrada, Sanepar, agricultores, prefeitura e também recitã.
Participantes do curso promovido pela Integrada
Cooperativa distribui mudas
A Integrada Cooperativa Agroindustrial continua a distribuição de mudas dentro do Projeto Nossa Água, ação que faz parte do Programa Interágua. Estão sendo disponibilizadas 20 mil mudas para os cooperados que efetuaram cadastro na cooperativa. Este trabalho visa a recuperação da vegetação ciliar e já atendeu dezenas de cooperados. A distribuição das mudas é feita em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Sete presos e seis armas apreendidas em mega operação da PM

Uma mega operação foi realizada em Ubiratã pela Polícia Militar. A cidade amanheceu o dia 1º. De novembro com um grande aparato policial nas ruas. Uma equipe formada por cerca de 60 policiais, recrutados da sede da Companhia em Goioerê e também de destacamentos de vários municípios da região esteve no município para cumprir vários mandados de prisão, busca e apreensão. O resultado da operação foram sete pessoas presas e seis armas apreendidas, além de munição, roupas, telefones celulares, eletrônicos e dinheiro.
Segundo o comandante da PM, sargento Márcio Nascimento, as pessoas presas vinham sendo investigadas e são acusadas de diversos tipos de delitos.


Operação resultou na apreensão de armas, dinheiro e outros objetos


Desfile cívico enaltece pionerismo nos 46 anos de Ubiratã

O desfile cívico escolar realizado em Ubiratã, no último domingo, dia 4, data do aniversário do município, enalteceu o pioneirismo das primeiras famílias que chegaram em Ubiratã. Com a participação de empresas, órgãos públicos e organizações, o desfile foi realizado na Avenida Nilza de Oliveira Pipino. O trabalho realizado à época da colonização foi mostrado e durante o desfile muitos pioneiros se fizeram presentes. Confira algumas imagens deste importante evento que marcou os 46 anos de emancipação política de Ubiratã.
Equipe da Sicredi participa do desfile

Carros antigos desfilaram na avenida


Pioneirismo foi enaltecido durante o desfile

Polícia Militar apresenta balanço de atividades em Campina da Lagoa

A Polícia Militar de Campina da Lagoa teve uma ação efetiva neste ano de 2007 no combate á criminalidade. Segundo relatório encaminhado à Folha pelo comandante do Destacamento da PM, sargento Teodoro, foram registradas 462 ocorrências. Em nove meses a PM efetuou 117 prisões e 44 menores foram apreendidos. A PM apreendeu 11 armas e emitiu 154 notificações. No período de janeiro a setembro foram registrados seis roubos e 71 furtos. Houve o registro de três roubos a veículos e a PM também registrou a recuperação de três carros roubados.
O sargento Teodoro avalia que o trabalho da Polícia Militar tem sido intenso no sentido de prevenir a violência. Ele registra o empenho de toda a equipe que reduziu significativamente os índices de violência no município
.

Desfile cívico marca aniversário de Campina da Lagoa




Um desfile cívico escolar marcou a comemoração dos 46 anos de Campina da Lagoa, no último domingo, dia 4. Com muita criatividade e disposição, os participantes enalteceram a história do município e também o momento atual. O desfile foi assistido por milhares de pessoas.










Para homenagear Campina da Lagoa a Sicredi Vale do Piquiri instalou no centro da cidade, na Avenida JK, ao lado da praça João XXIII, um relógio digital que além de exibir a hora, data e temperatura, também repassa informações de utilidade pública. O presidente da Sicredi, Jaime Basso, declarou que o investimento é um presente para o município que completou 46 anos, além de ser um reconhecimento ao apoio dado pela população á cooperativa de crédito.

Deputado Alfredo Kaefer auxilia prefeita de Juranda


Como resultado da recente viagem á Brasília quando manteve importantes contatos com diversos Ministérios, a prefeita Leila Amadei foi informada na semana passada que o município de Juranda será beneficiado com dois projetos envolvendo recursos na ordem de R$ 200 mil.
O primeiro projeto é do Ministério da Agricultura no valor de R$ 100 mil destinados a readequação e cascalhamento de estradas municipais.
Este projeto tem o apoio do deputado Federal Alfredo Kaefer junto ao Ministério da Agricultura.
A prefeita informou que estão sendo viabilizados recursos na ordem de R$ 100 mil no Ministério do Turismo, com apoio da ex-diretora de Itaipu, Gleisi Hoffmann, esposa do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
A expectativa é que ambos os projetos sejam liberados ainda este ano. “Queremos agradecer o pronto atendimento que estamos recebendo por parte do Deputado Federal Alfredo Kaefer e de sua assessoria”, destaca.